Internet: velocidade contratada x velocidade recebida
Quantas vezes já nos deparamos questionando a respeito da baixa velocidade da internet? Seja em casa, trabalho ou em outros locais? Para que as operadoras sejam obrigadas a fornecerem a velocidade contratada, em fevereiro desse ano, entrou em prática um projeto gratuito da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em conjunto com o Ministério das Comunicações, que faz com que as operadoras ofereçam um programa para medição da velocidade da conexão de internet banda larga fixa, e em breve para conexões móveis também. Tal projeto abrange empresas com mais de 50 mil acessos em serviço, o que inclui a Oi, Net, Telefônica, GVT, Embratel, Cabo Telecom, Sercomtel, dentre outras.
Segundo levantamento realizado pela Entidade Aferidora de Qualidade de Banda Larga (EAQ), no primeiro dia de inscrição para voluntários, houve 11 mil inscritos, sendo que o desejado pela Anatel são apenas 12 mil pessoas em todo o Brasil. Os voluntários receberão o equipamento, chamado ‘whitebox’, que é semelhante a um roteador e irá medir a velocidade do serviço de internet de forma instantânea e mensal, mandando os dados para a central. Quem se inscrever e não for escolhido, poderá ser sorteado em uma próxima etapa do projeto, pois anualmente haverá renovação de 25% da base de voluntários.
Os selecionados não terão qualquer gasto para a instalação dos equipamentos e também não serão remunerados. O equipamento de medição não coleta informações pessoais, nem interfere ou monitora a navegação do usuário. Para participar, o usuário deve conectar um equipamento de medição ao modem ou ao roteador.
As inscrições podem ser feitas através do site www.brasilbandalarga.com.br, vão até 29 de Outubro e os primeiros resultados serão divulgados em Dezembro.
De certa forma, é algo irrisório ter que medir o que se paga. As operadoras deveriam simplesmente cumprir com todo o contrato feito em conjunto a seus clientes, sem que estes tenham prejuízos e achem ‘o máximo’ ter que medir a velocidade do serviço já pago. Acontece que se falar a respeito de problemas vindos dos serviços prestados em nosso país, como a telefonia por exemplo, já se tornou algo comum! E ao lançarem algo que de certa forma ‘supra’ os problemas, acabam agradando a todos os contratantes, ou não..