Internet: velocidade contratada x velocidade recebida
Quantas vezes já nos deparamos questionando a respeito da baixa velocidade da internet? Seja em casa, trabalho ou em outros locais? Para que as operadoras sejam obrigadas a fornecerem a velocidade contratada, em fevereiro desse ano, entrou em prática um projeto gratuito da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em conjunto com o Ministério das Comunicações, que faz com que as operadoras ofereçam um programa para medição da velocidade da conexão de internet banda larga fixa, e em breve para conexões móveis também. Tal projeto abrange empresas com mais de 50 mil acessos em serviço, o que inclui a Oi, Net, Telefônica, GVT, Embratel, Cabo Telecom, Sercomtel, dentre outras.
O objetivo, segundo a Anatel, é tornar possível a comparação entre os serviços oferecidos pelas empresas, feita pelos consumidores, melhorando a qualidade e preços dos mesmos. Mas quem estiver interessado em um determinado serviço e ainda não o possui, deverá ir em busca de algum assinante para fazer o teste.
Velocidade da conexão de internet banda larga será medida – Créditos: Reprodução
A princípio, essa medição será feita apenas como teste, mas a partir do mês de Outubro, as empresas estarão sujeitas a sanções caso não cumpram requisitos de qualidade das conexões estabelecidos pela Anatel. O regulamento obriga as operadoras a fornecerem aos assinantes um percentual mínimo da velocidade de conexão contratada, que gradualmente irá aumentar, e assim, terão de oferecer no momento imediato da conexão, 20% da velocidade contratada a partir de novembro de 2012, 30% em 2013 e 40% em 2014, pois hoje, infelizmente, em muitos casos, as empresas garantem apenas 10% da velocidade. Além disso, as empresas serão obrigadas a garantir velocidade média em relação ao que foi contratado e que será de 60% em 2012, 70% em 2013 e 80% em 2014, válido para período de maior tráfego de dados, que foi estabelecido entre 10 horas e 22 horas. As empresas também ficam obrigadas a disponibilizar a conexão em 99% do tempo, o que significa que dentro de um mês as empresas podem deixar de ofertar o serviço por até sete horas no máximo.
Segundo levantamento realizado pela Entidade Aferidora de Qualidade de Banda Larga  (EAQ), no primeiro dia de inscrição para voluntários, houve 11 mil inscritos, sendo que o desejado pela Anatel são apenas 12 mil pessoas em todo o Brasil. Os voluntários receberão o equipamento, chamado ‘whitebox’, que é semelhante a um roteador e irá medir a velocidade do serviço de internet de forma instantânea e mensal, mandando os dados para a central. Quem se inscrever e não for escolhido, poderá ser sorteado em uma próxima etapa do projeto, pois anualmente haverá renovação de 25% da base de voluntários.
EAQ recebe 11 mil inscritos para serem voluntários em um único dia - Créditos: Divulgação
Os selecionados não terão qualquer gasto para a instalação dos equipamentos e também não serão remunerados. O equipamento de medição não coleta informações pessoais, nem interfere ou monitora a navegação do usuário. Para participar, o usuário deve conectar um equipamento de medição ao modem ou ao roteador.
As inscrições podem ser feitas através do site www.brasilbandalarga.com.br, vão até 29 de Outubro e os primeiros resultados serão divulgados em Dezembro.
De certa forma, é algo irrisório ter que medir o que se paga. As operadoras deveriam simplesmente cumprir com todo o contrato feito em conjunto a seus clientes, sem que estes tenham prejuízos e achem ‘o máximo’ ter que medir a velocidade do serviço já pago. Acontece que se falar a respeito de problemas vindos dos serviços prestados em nosso país, como a telefonia por exemplo, já se tornou algo comum! E ao lançarem algo que de certa forma ‘supra’ os problemas, acabam agradando a todos os contratantes, ou não..
 
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