Unindo o piloto e a fera


Não se deixe enganar pelo nome estranho. A 001.HRR é uma motocicleta conceitual que está eras à frente da mais avançada supermoto disponível atualmente. Concebida para rodar com eletricidade e gasolina, a moto alimentaria-se de energia a partir de uma pintura especial, que coleta a luz solar, e também por meio de um sistema de recuperação cinética.


As belas linhas da 001.HRR revelam seu apelo esportivo e de alta tecnologia (Foto: Reprodução)
Mas o principal apelo do projeto dos designers Luis Quinones, Jonathon Stahl e David Stamatis é o conjunto de sensores que se comunica sem fio com a viseira do capacete do piloto. Os sensores coletariam dados sobre o funcionamento da moto, exibidos no visor. Segundo os designers, isso permitiria uma integração única entre homem e máquina.
A ideia tem também a capacidade de mudar o próprio conceito de pilotagem. Com a possibilidade de exibir informações como velocidade, distância para o próximo veículo e autonomia diretamente no capacete, a 001.HRR evitaria a necessidade do piloto baixar os olhos para procurar os painéis e velocímetros da moto. Essa mudança na dinâmica da condução favoreceria uma pilotagem mais segura, uma vez que o piloto estaria sempre com os olhos na estrada.



Sensores alimentam o visor do capacete com informações sobre o comportamento da moto (Foto: Reprodução)
A 001.HRR faria uso do motor elétrico para percursos urbanos e para tocadas mais suaves. Quando o motociclista decidisse usar força bruta, o motor a gasolina entraria em cena, disponibilizando um motor de 800 cilindradas para uma condução mais esportiva. Os designers não informaram dados técnicos, como a velocidade máxima estimada do conceito.

Via Techtudo.
 
  © 2012 | Designed Oscar TigreTemplate Para Blogspot