10 Tipos de Programadores



Gandalf
Este tipo de programador parece ser um dos poucos candidatos a serem o Gandalf em Senhor dos Aneis. Ele (ou mesmo ela!) tem barba até o joelho, usa um chapéu estranho, talvez uma capa ou uma manta no inverno. Felizmente para a equipe, essa pessoa é tão hábil com magias como é Gandalf. Infelizmente para a equipe, eles terão que aguentar horas de histórias de como ele ou ela caminhou ladeira acima em ambos sentidos na neve para conseguir chegar ao local de trabalho. O tipo Gandalf é o mais forte, mas você tenta deixar ele de lado e só liga para ele em horas de desespero.

O Mártir
Em qualquer outra profissão, O Mártir é simplesmente um workaholic (viciado em trabalho). Mas, na área de desenvolvimento, o ele vai além disso, vai em outra dimensão. Os workaholics vão ao menos para casa tomar banho e dormir. O Mártir orgulha-se de dormir na mesa em meio a caixas de pizza vazias. O problema é, nunca ninguém pediu ao Mártir para que ele trabalhasse assim. E ele ou ela tenta botar culpa no resto do grupo com frases como, “Tranquilo, vá pra casa e aproveite a sua janta. Eu vou terminar agora de noite este código que vale pelas próximas três semanas de trabalho”.
Fanboy
Cuidado com os fanboys. Se ele ou ela te encontra, você estará em uma palestra de três horas sobre a superioridade de Dragonball Z comparado a Gundam Wing, ou porque o Playstation 3 é melhor que o Xbox 360. O local de trabalho do fanboy é cheio de posters, figuras de ação, e outras bugigangas relacionadas a uma obsessão, provavelmente importadas do Japão. Não é apenas desagradável lidar com os fanboys, com frequência eles dedicam muito tempo à obsessão (dentro e fora do escritório) sem mostrar nenhum indício do trabalho que eles foram contratados para fazer.
Vince Neil
Esta quarentona é uma viajem para 1984 em seus piores sentidos. Ostentando cabelos compridos, jeans rasgado e surrado, com uma bandana aqui ou ali, Vince senta no consultório cantarolando músicas de Bon Jovi e Def Leppard ao longo do dia. Isso não seria tão ruim se “Pour Some Sugar on Me” não fosse tão grudenta.
Vince é geralmente uma pessoa divertida ao trabalhar junto, e realmente tem uma tonelada de experiência, apenas nunca cresceu. Mas Vince torna-se um incômodo quando ele ou ela tenta viver o estilo de vida rock ‘n’ roll ao ir cabelo ao estilo e com calçados all-star. É bastante difícil trabalhar com alguém que tem ressaca todos os dias.
O Ninja
O Ninja é o MVP da sua equipe, e ninguém sabe disso. Como os assassinos lendários, você não sabe nem mesmo em o que o ninja está construindo ou trabalhando, mas você encontra evidências no período da manhã. Você envia um arquivo para o sistema de controle e vê que às 4 da manhã, O Ninja alterou o código resolvendo o problema que você planejou gastar a semana inteira trabalhando, e você nem sabia que O Ninja estava ciente do projeto! Veja, enquanto você estava em Mais Uma Reunião, O Ninja estava trabalhando.
Ninjas também são sorrateiros, você pode até não saber seu nome, mas você sabe que todos os projetos que ele participa parecem ser mais tranquilos. No entanto, tenha cautela. O Ninja é um guerreiro solitário; não tente forçá-lo a trabalhar com metas.

O Teórico

O Teórico sabe tudo o que há para saber sobre programação. Ele ou ela pode gastar quatro horas dando palestra sobre a história de uma linguagem de programação obscura ou fornecer uma prova de como o código que você escreveu é inferior a uma solução otimizada e que talvez ele leve três nanosegundos a mais para ser executado. O problema é, O Teórico não sabe sobre o desenvolvimento de software. Quando O Teórico escreve um código, ele é tão “elegante” que um mero mortal não consegue ter ideia do que ele faz. Sua principal técnica é a recursão, e cada bloco de código é modificado ao máximo, ao custo de prazos e legibilidade.
O Teórico pode ser facilmente distraído. Uma tarefa simples, que pode ser feita em uma hora, ele leva até três meses, uma vez que ele decide que as ferramentas existentes não são suficientes e ele resolve construir novas ferramentas e criar novas bibliotecas para criar um sistema novo que atenda às suas exigências elevadas. O Teórico pode ser transformado em um dos seus melhores programadores, se você fizer ele trabalhar dentro dos limites do projeto e fazê-lo parar de gastar tempo no Melhor Algoritmo de Ordenação.
O Cowboy do Código
O Cowboy do Código é uma força da natureza que não pode ser interrompida. Ele ou ela é quase sempre um grande programador que pode fazer o trabalho duas ou três vezes mais rápido que qualquer outra pessoa. O problema é que, pelo menos a metade dessa velocidade é por cortarem caminho. Ele acha que o sistema de controle de versão é muito demorado, que salvar informações fora do código demora muito, que a comunicação com qualquer pessoa demora muito.. você entendeu.
O código dele é uma bagunça total, porque ele estava trabalhando tão rápido que nunca achou necessário refatorar o código. Seus códigos são como os exemplos de “não faça isso” dos livros de programação, mas eles magicamente funcionam. O Cowboy definitivamente não facilita para os outros. E se você colocar dois cowboys dentro de um projeto, a falha é garantida, pois eles ignoram as mudanças de cada um e se atiram, um no pé do outro.
Coloque um Cowboy do Código em um projeto aonde manter o prazo é mais importante do que fazer direito, e o código será feito sempre antes do fim do prazo. O cowboy é apenas uma versão gritante e violenta do Ninja. Enquanto o ninja executa com precisão cirúrgica, o Cowboy é um touro furioso que escorna qualquer coisa que fique no caminho.
O Paraquedista
Você sabe aqueles filmes aonde um comandante pula de um avião atrás da linha dos inimigos e aparece com planos de batalha secretos? Essa pessoa no mercado de desenvolvimento de software é O Paraquedista. Ele é o último recurso que você pode usar para salvar um projeto em decadência. Eles não tem paciência para trabalhar com uma tarefa de longo prazo, mas a sua melhor e estranha habilidade está em trabalhar com um código desconhecido. Os programadores podem levar semanas ou meses para aprender o suficiente sobre um projeto em que efetivamente trabalham; O paraquedista leva horas ou dias. Eles provavelmente não aprendem o suficiente para trabalhar no núcleo do código, mas na falta de tempo eles podem ter sucesso onde uma equipe inteira pode falhar.
O Medíocre
Bom Suficiente” é o melhor que você vai conseguir dele. Ele sempre vai levar mais tempo para produzir um código, e sempre será o pior de todos da equipe. “Devagar e sempre mal termina a corrida” pode descrever os projetos deles. Mas ele é sempre “bom suficiente” para permanecer empregado.
Quando você entrevista esse tipo, eles podem falar para você um monte de projetos em que eles já estiveram envolvidos, mas nunca sobre o atual envolvimento. Reconhecer O Medíocre é bastante fácil: Peça por dados atuais do trabalho que ele tem feito, e ele de repente começa a sofrer amnésia. Deixe-os se organizarem, e então, você irá demorar anos para se livrar deles.
O Evangélico
Não importa qual o tipo de ambiente que você tem, O Evangélico insiste que ele pode ser melhorado jogando fora todas as ferramentas e processos atuais, substituindo por outra coisa. O evangélico é na verdade o oposto do Teórico. O Evangélico é sincero, sabe muito sobre desenvolvimento de software, mas faz muito pouco de boa programação.
Ele é secretamente o gerente do projeto ou gerente do departamento em seu coração, mas a falta de conhecimento ou experiência impede-o de conseguir. O evangélico é capaz de trabalhar apenas com o papel de gestão, e todos os outros terão que aturar sua tentativa de revolucionar o ambiente de trabalho.









 
  © 2012 | Designed Oscar TigreTemplate Para Blogspot